TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO:
Tudo aquilo em que você se abstém, você se liberta.
Este é o ensinamento de Krishna a um discípulo.
Se não me engano é no próprio Bhagavad Gita.
Krishna, para quem não sabe, É um mestre iluminado, semelhante a um Buda ou a um Cristo, é um ser que atingiu um alto nível de consciência e se libertou das esferas inferiores, subindo para as esferas superiores, claro que subir é figura de linguagem, mas que alcançou as esferas superiores.
O que devemos entender é que, obviamente, para evoluir espiritualmente temos que desapegar de todas as esferas inferiores, inclusive material O que é importante entender também é que tudo aquilo no qual a gente se liberta, desapega as nossas células do corpo não só essa questão de células, mas acredito que todo o sistema em si ele é um sistema extremamente inteligente no qual aprende e vai tirando novas respostas de acordo com o aprendizado.
Portanto, quando você consegue resistir as suas inclinações, tentações, seus apegos, o que seja, você, digamos que treina essas células, treina todo o sistema para em uma nova ocasião reagir de uma maneira semelhante.
Então, isso vai se fortalecendo, ficando cada dia mais forte e cada vez mais fácil isso ocorrer. Enquanto o contrário, quando você cede também há uma programação e ficando cada vez mais fraco e mais fácil de resistir, de ceder É o que acontece quando um ser que se torna viciado em alguma coisa, alguma substância ou algum comportamento Então, é muito importante que todos entendam que tenham força em resistir às suas inclinações para se fortalecer e conseguir cada vez mais evoluir materialmente e principalmente espiritualmente.
Toda vez que você resiste, por exemplo, a uma inclinação de falar mal do outro, ou criticar o outro, ou julgar o outro, xingar o outro, brigar com o outro, ou tentação de comer um alimento que você sabe que não faz bem para a saúde, toda vez que você resiste a isso, você fortalece todo o seu sistema, ficando mais fácil a próxima vez que houver esse mesmo estímulo, essa mesma vontade.
Até que chega um momento que isso é tão natural que você não precisa mais resistir, você já nem sequer tem mais praticamente essa vontade, esse é o processo de ir se libertando de coisa por coisa, cada vez mais você consegue dar atenção às questões espirituais, por exemplo.
Tudo que a gente coloca atenção torna-se a nossa vida.
Se a gente coloca toda atenção apenas às coisas materiais, nossa vida torna-se apenas material.
Se colocamos toda a nossa atenção à espiritual, a Deus, isso torna a nossa vida.
E quando diz desapegar, não se trata de não ter, ou não viver, ou não ser, mas não se prender a isto, não condicionar a sua felicidade ou a paz a isto.
Portanto, pode-se continuar a viver a vida, realizar suas atividades, vida social, material, etc.
Mas que isto não seja um condicionamento que a sua felicidade, a sua paz.
Que você possa, por exemplo, mesmo uma hora ou outra não ter algo ou viver algo que gosta, mesmo assim continuar em paz.
Esse é o estado para ser feliz.
A prática, como já citei em outros vídeos, é ir desapegando de coisa por coisa, daquelas inclinações que você sabe sobre si próprio, que você precisa se libertar.
E assim, cada vez mais, tornando apto a atingir esferas superiores, para graus superiores de consciência.
não esperem um salvador, não esperem um santo, ou mestre, ou o que for, que simplesmente fará o trabalho para você, que isso não acontecerá.
Esses seres podem dar um empurrão, mas sempre dependerá do seu esforço próprio para que isso realmente ocorra.
Então, o trabalho é 24 horas de vigilância e contínuo desapego de todas as coisas.
Coisas, pessoas, comportamentos, tudo aquilo que você percebe que precisa se libertar.
Devagar, coisa por coisa, você vai tornando o seu sistema cada vez mais forte, cada vez mais apto às esferas superiores, cada vez mais espiritualizado.
Este é o caminho que está disponível a todos, todo dia.
Quando acorda é mais uma oportunidade para executar isso, praticar isso.
Novamente, não significa modificar sua vida em nada, sua vida pode continuar a mesma coisa, mas como você reage às coisas da vida, é isso que importa.
Como você reage ao trabalho, às pessoas, às coisas a ter ou não, o que quer, o que gosta.
Tem que se aprender a viver quando tem aquilo que gosta, mas permanecer em paz também quando não tem aquilo que gosta, permanecer em paz quando não acontece aquilo que você gostaria, quando o mundo não é aquilo que você gostaria continuar em paz e em felicidade.
Não ceder a euforia quando acontece o que quer, mas também não ceder a tristeza quando não acontece o que quer, ser equânime
Esse é o segredo para estar em paz, em felicidade contínua, constante.
Não esqueçam que tudo aquilo no qual se coloca foco, torna a sua vida.
Portanto, se você coloca foco em sofrer, se coloca foco em problemas, se coloca foco em falar mal do outro, criticar o outro, ficar pensando no outro, isso torna a sua vida.
Para se libertar disso, exatamente o desapego disso, colocando foco em outra coisa.
Coloque o foco no oposto, em vez de problema, em solução em vez de tristeza, em alegria, assim por diante.
Essa foi a mensagem da paz e muita luz para todos. Deus abençoe.
Receba nossas novidades e atualizações !
Receba em primeira mão todas nossas novas atualizações ! Nossa missão é trazer o desenvolvimento e evolução a todos !
Artigos Relacionados
Sobre o Autor