Yoga é meditação para o corpo.
“Quando os cinco sentidos e a mente estão parados, e a própria razão descansa em silêncio, então começa o caminho supremo. Essa firmeza calma dos sentidos chama-se Ioga. Mas deve-se estar atento, pois o Ioga vem e vai.
” Upanixade Katha, VI
YOGA É “Chitta Vritti Nirodha”
YOGA É Parar as Atividades da Mente
Uma mente confusa, leva a uma vida confusa.
O objetivo final do Iogue é o Samadhi ou seja, o iluminar-se, libertar-se da prisão do corpo e da mente, e se unificar com o todo (Deus), vivendo além da prisão da mente e do corpo, lembrando que um iogue é qualquer ser mesmo com obrigações mundanas mas que tenha disciplina e busque uma evolução espiritual, auto controle, percepção além da matéria e unificar com Deus.
A mente não é você, o corpo não é você, você é um ser espiritual, unificado com a existência (Deus), basta se abrir e despertar isto, a unificação com Deus.
Veja Abaixo algumas posturas para começar a praticar hoje mesmo
Numa aula de yoga integral, essa postura não pode faltar, porque se considera uma base para todas as outras posições. Além disso, desenvolve estabilidade, cria sensação de enraizamento e equilíbrio, alinha a postura e acalma a mente.
E por ser bem simples, é uma das posições de yoga para iniciantes mais fáceis de ser realizada.
Então, para praticá-la é preciso ficar de pé, com os pés lado a lado e alinhados à largura do quadril. Relaxe os ombros, contraia o abdômen e estenda os braços ao longo da lateral do corpo, com a palma das mãos viradas para a frente ou para o corpo.
Em seguida, incline levemente o umbigo para cima e mantenha o queixo paralelo ao chão. Faça respirações profundas e permaneça nessa posição por uns 20 segundos.
Se você estiver em um nível mais avançado, ou tiver com um ponto de equilíbrio melhor, pode ficar nessa postura com os pés juntos, ao invés de separados.
Para realizar essa postura, levante os braços acima da cabeça e una as mãos, palma com palma. Mas não estique totalmente os braços, flexione-os levemente flexionados, para manter as mãos a poucos centímetros de distância da cabeça.
Depois, dobre uma das pernas e encoste totalmente a sola do pé na parte da coxa interna, logo acima do joelho, ou onde sua flexibilidade permitir. Fique alguns segundos nessa posição, respirando com calma e, em seguida, troque a perna.
Provavelmente, essa é uma das poses de yoga para iniciantes mais conhecidas. Além de ajudar na flexibilidade, alonga toda a parte posterior do corpo, o que alivia depressões leves e estresse, acalma a mente e energiza o corpo.
Para praticá-la, mantenha os pés ligeiramente afastados, com as solas dos pés totalmente encostadas no chão. Incline o tronco para baixo e estique os braços, para que as palmas das mãos encostem completamente no chão, assim como na imagem.
As pernas devem ficar bem estendidas, tente não as dobrar. A coluna também deve ficar ereta, para que a posição se assemelhe a um triângulo. A cabeça deve ficar para baixo, mantendo os olhos em direção aos pés.
Essa postura aumenta a flexibilidade, a força, melhora a digestão, regula o funcionamento dos rins e ainda massageia órgãos abdominais.
Então, para começar, deite-se de bruços com as pernas esticadas e unidas, com os dedos dos pés apontando para trás.
Coloque as palmas das mãos no chão, na altura dos ombros, e levante a cabeça para cima. Inspire profundamente e faça força com os braços, para levantar os ombros da superfície. Deixe os braços bem esticados e os membros inferiores no chão.
Essa postura fortalece os quadris, relaxa os músculos da frente enquanto alonga os de trás, reduz dores nas costas e a fadiga e ainda elimina o estresse.
Apesar de todos esses benefícios, é uma das poucas posições de yoga para iniciantes que há contraindicações. Mulheres grávidas ou pessoas que tenham problemas no joelho ou quadril não devem realizar esse movimento, porque podem sentir desconforto.
Para fazer a postura da criança, você deve se agachar e colocar os joelhos no chão, com as canelas encostadas no chão. Incline o dorso para a frente e deite-se sobre as pernas, apoiando os glúteos nos calcanhares.
Se os seus glúteos não conseguirem encostar no calcanhar, você pode utilizar uma almofada por debaixo das canelas.
Estique os braços para a frente, encostando na superfície e una a palma das mãos. Você também deve unir os dedões dos pés. E mantenha a testa encostada no chão.
Essa posição de yoga, conhecida também como o espreguiçamento do gato, pode ajudar mulheres grávidas, aliviando a tensão da musculatura das costas. Também gera mais flexibilidade aos ombros, coluna e pescoço.
Para realizá-la, fique na posição de quatro apoios, com os joelhos ligeiramente afastados, braços perpendiculares ao chão e apenas um pouco acima da altura dos ombros. Deixe as costas retas e mantenha o olhar para a frente.
Ao expirar, curve a coluna para cima, puxando o umbigo para dentro e movimente a cabeça em direção ao chão. Ao inspirar, volte à posição inicial, sem forçar a coluna para baixo.
Se o praticante tiver algum problema na coluna cervical, deve manter a cabeça numa posição neutra, sem forçar o pescoço.
Receba nossas novidades e atualizações !
Receba em primeira mão todas nossas novas atualizações ! Nossa missão é trazer o desenvolvimento e evolução a todos !
Artigos Relacionados
Sobre o Autor